Last Updated:

Aprender a programar...

Paulo Laureano
Paulo Laureano Programar


Passou quase um ano desde as minhas ferias de verão de 2019. Na altura estava um tempo péssimo, a praia do barril cheia de algas com uma água gelada, dediquei 15 dias a ensinar a malta mais nova (teenagers) a programar. Foi a melhor alternativa a maus dias de praia que arranjei. Entretanto fiz uns videos com as ditas aulas, obviamente modificadas, desde as ferramentas (o blitzmax cedeu o lugar ao C) ao material de apoio (de um pequeno programa "explicado linha a linha" para uma revista gratuita e alguns exemplos adicionais que escrevi).

Compre e/ou faça o download da revista em PDF: https://magpi.raspberrypi.com/books/essentials-c-v1 

É para começar lentamente, um video e dois ou três capitulos da revista de cada vez. É para se aprender o básico. É importante não ser preguiçoso, escrever e compilar os exemplos e perceber como as coisas funcionam. Programar pode ser complicado, não se sintam estupidos, é mesmo uma questão de esforço. Toda a gente chega lá.

Recomendo vivamente que façam a vossa viagem de aprender a programar de manhã, depois de uma noite de sono bem dormida. Faz toda a diferença. A cafeína não é um substituto para horas de sono. Pode parecer que sim, mas não é.

O que aprendem aqui não é limitado ao Raspberry Pi. É aplicável em Linux, Mac e Windows. 

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLnErjcaZuhwHX6gjyTxrwA  

Utilizadores de Linux, em particular aqueles que estão no Raspberry Pi não precisam de instalar nada previamente. O facto de um sistema operativo gratuíto, e sem fins comerciais, ser melhor para estas coisas que as alternativas comerciais... é um daqueles paradoxos que não lembra à outra senhora... :-)

Para utilizadores de Windows recomendo que usem o Codeblocks (compilador e IDE/editor): http://www.codeblocks.org

Utilizadores de Mac provavelmente pensariam no Xcode... no entanto acho o IDE péssimo para principiantes. Sugiro que instalem o Xcode, adicionem as "command line tools" (parte do processo de instalação) e depois usem o Sublime text : https://www.sublimetext.com para escrever o código e o compilar (usando o GCC). Francamente acho que a recomendação se aplica mesmo a "não principiantes". Não gosto do Xcode nem com batatas fritas e bacon.

Divirtam-se a aprender. É essa a ideia. Entre a revista e os vídeos está tudo o que precisam.